Preenchimentos

Aplicação de Preenchimentos

 

Preenchimentos cutâneos são utilizados para corrigir pequenas imperfeições da pele da face como sulcos, rugas e cicatrizes, assim como para tratamento de irregularidades em áreas corporais.

 

Existem diferentes tipos de preenchedores, diferentes densidades de substâncias preenchedoras e ainda diferentes durabilidades de efeito (preenchimentos temporáros (absorvíveis), semi-permanentes e permanentes).

 

O preenchedor mais utilizado é o preenchimento à base de ácido hialurônico, que tem as características de um preenchedor temporário (absorvível).

 

O preenchedor temporário (absorvível), com efeito de 6 a 18 meses é o mais seguro a ser utilizado. O uso desse tipo de preenchedor permite avaliação, aplicação imediata de e, acordo com as modificações que nosso corpo sofre em relação ao tempo, nova aplicação após o período de absorção do mesmo.

 

O ácido hialurônico é uma substância presente nas células e nos tecidos do nosso corpo, de modo que é uma substância bastante segura. A pele possui grande quantidade dessa substância em sua constituição, portanto, estamos repondo volumes com uma substância conhecida pelo nosso corpo em um tecido onde ele se encontra diminuído.

 

A aplicação é realizada em sulcos mais profundos de expressão como entre as laterais do nariz e os lábios, o comumente chamado “bigode chinês”. As rugas mais comumente tratadas glabela (região entre os olhos), as rugas da testa, ao redor dos olhos (“pés de galinha”) e rugas verticais ao redor dos lábios (“código de barras”).

 

A aplicação é um procedimento realizado de forma simples e rápida em consultório, com duração de 30 a 40 minutos. O produto é injetado com uma agulha muito fina apos o uso de pomada anestésica ou ainda anestésico injetável, se houver necessidade, para maior conforto do paciente.

 

A área tratada pode permanecer levemente inchada ou avermelhada durante 12 a 24 horas, mas essa reação é discreta, não impedindo atividades habituais.

 

Deve-se evitar calor, bem como manusear o local de aplicação. Usualmente, não há necessidade de maiores cuidados, mas o uso de gelo local e anti-inflamatórios por um a dois dias podem ser necessários. Pode-se utilizar maquiagem no dia seguinte para camuflar algum área de vermelhidão.

 

É pouco freqüente o surgimento de equimoses (manchas roxas), e nestes casos o paciente deve evitar exposição ao sol, para que não ocorram manchas na pele.

 

Os resultados são imediatos e seus efeitos duram, em média, de 6 meses a 18 meses de acordo com o tipo de preenchedor utilizado e o local de aplicação. Fatores individuais como idade, exposição prévia ao sol, espessura da pele podem alterar o intervalo das aplicações.

 

IMPORTANTE:

A avaliação do paciente em consultório é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação do plano de tratamento adequado. Aguardo seu contato para, de maneira individualizada, orientar e planejar o seu procedimento cirúrgico.

 

Dr. André Ferrão Vargas